Resumo Geo sensoriamento Remoto
Além de comprovar que o uso dos produtos de sensoriamento remoto como: fotografias aéreas e imagens de satélite no ensino da geografia ajudam na construção e inclusão das informações de cunho geográfico dentro do ambiente escolar. E que a utilização desses recursos visuais permite aos alunos a superação dos conceitos e definições pré-estabelecidos, influenciando na construção de um conhecimento próprio ao usarem dessas ferramentas. Assim as imagens geradas por diversos sensores remotos possibilitam ao aluno refletir sobre os diferentes aspectos espaciais e conceituais das ciências geográficas, por meio de sua análise e interpretação.
Essas ferramentas também auxiliariam os professores a levarem para a sala de aula a realidade local, principalmente nos estudos sócio-ambientais.
Esses estudos, como aponta o artigo, foram executados junto a alunos do ensino médio de uma escola pública da cidade de Boa Vista, capital de Roraima, aliado a um minicurso aplicado aos alunos. Teve como uma das principais atividades a elaboração de uma carta-imagem de áreas susceptíveis a alagamentos, sendo que suas interpretações consistiram em identificar os principais aspectos contribuintes para os alagamentos na cidade de Boa Vista, bem como apontar e discutir sobre os fatores socioambientais, seus agentes potencializadores e mitigadores.
O processo de aprendizagem englobava os seguintes objetivos:
Propor uma prática pedagógica para o ensino-aprendizagem da Geografia no nível escolar, através de produtos gerados por técnicas de sensoriamento remoto (SERE).
Abordagem dos fundamentos conceituais das geotecnologias.
Interpretação dos objetos que compõe a superfície terrestre, por meio de imagens de SERE.