15 2 09 18 Araujo
GEONOMOS 15(2): 09 - 19, 2007
UTILIZAÇÃO DE SIG NOS ESTUDOS AMBIENTAIS DO ESTUÁRIO
DO RIO ACARAÚ – CEARÁ
Maria Valdirene Araújo¹ & George Satander Sá Freire²
RESUMO
A Bacia do Acaraú está localizada a oeste da capital cearense e compreende uma área de 14.500Km² sendo considerada a segunda maior bacia hidrográfica do Ceará. A área da pesquisa compreendeu a região do estuário do rio Acaraú com 80Km², abrangendo o município de Acaraú e Cruz a oeste. A pesquisa teve como objetivos analisar as condições geoambientais, analisar o processo de uso e ocupação e os impactos ambientais, bem como levar uma conscientização à população residente na área e de conservar os recursos da natureza de maneira sustentável de forma a garantir para as gerações futuras.
Como metodologia foram utilizadas bibliografias pertinentes à área, fotografias e imagens de satélites multitemporais e com boa resolução como as imagens do Quickbird e também imagens Landsat. As atividades de geoprocessamento envolveram o processamento digital de imagens de sensoriamento remoto e a integração de dados em estrutura de SIG (Sistema de Informação Geográfica). Os resultados obtidos foram; a poluição do rio, a degradação do manguezal devido à expansão da carcinicultura, o crescimento urbano da cidade de Acaraú e como forma de diminuir os impactos foi sugerida a criação de uma Área de Proteção Ambiental e um programa intensivo de educação ambiental com a população local.
Palavras-chave: Análise ambiental, manguezal, estuário.
ABSTRACT
The Acaraú basin is located to west of the capital from Ceará and it understands an area of 14.500Km² being considered the second largest Ceará basin. The area the research understood the area the estuary of the Acaraú river 80Km², embracing the munipality of Acaraú and Cruz in the west. The research has for objectives to analyze the geo- environmental conditions, to analyze the use process and occupation and the environmental impacts, as well as to take an understanding to the