Esquema "Que é a leitura?"
Departamento de Educação
Docente: Celso Silva
Esquema para leitura e análise de obra
1
Título:
Que é a Literatura?
2
Teses:
a) principal (uma)
b) secundária (três)
Sartre explica o que é realmente literatura, segundo seus conceitos e análises.
Enfatizar a importância de sempre de preocupar em capturar a realidade, para assim, criar uma linha a partir da opinião do leitor.
Explicar o motivo da escrita, pois a escrita é um ato incompleto, o criador é parte da criação, mas quem termina a criação é sempre o leitor.
Responder a pergunta para quem se escreve, porque à primeira vista, seria o leitor, mas a análise é bem maior que isso, o público é muito mais limitado do que imaginamos.
3
Argumentos:
1. Segundo as opiniões de Sartre, os intelectuais têm um desempenho ativo na sociedade e a natureza da Literatura está nesse pensamento organizando-se em seu texto “O Que é Literatura?”
2. Analisando o primeiro capítulo, é possível notar que no momento de escrever, não basta ao escritor te escrito certas coisas, é preciso ter escolhido escrevê-las de um modo determinado, expondo seu mundo, de criação literária.
3. No segundo capítulo, Sartre deixa claro que, ao escrever, o escritor transfere para a obra uma certa realidade, tornando-se essencial a ela, que não existiria sem seu ato criador.
4. Sartre, no terceiro capítulo, mostra que o escritor dirige à liberdade de seus leitores, podendo ser exibida para a sociedade, e com isso, mudar e transformar o mundo.
5. No último capítulo do livro, podemos ver a situação do escritor em 1947, mostrando como a sociedade encarava seus pensamentos e que tipos de reformas foram feitas, tudo mudando o aspecto atual da sociedade.
4
Como a tese principal é apresentada (como ela aparece) na introdução e na conclusão? Há coerência entre esses dois elementos?
Nos dois elementos, tanto na introdução quanto conclusão, mostra-se como o homem é