Esquema de Leitura
2.1 - IMPORTÂNCIA DA LEITURA
Ler bem é o ponto fundamental para que os que quiserem ampliar e desenvolver as orientações e aberturas das aulas (p 34)
A leitura amplia e integra os conhecimentos, desonerado a memória, abrindo cada vez mais os horizontes do saber, enriquecendo o vocabulário e a facilidade de comunicação, disciplinando a mente e alargando a consciência pelo contato com formas e ângulos diferentes sob os quais o mesmo problema pode ser considerado. Quem lê constrói sua própria ciência; quem não lê memoriza elementos de um todo que não se atingiu. (p 35)
2.2 – COMO SELECIONAR O QUE LER
Devemos examinar sumariamente o livro cujo título nos interessa à primeira vista; devemos ver o nome do autor, seu curriculum; devemos ler sua “orelha”, o índice da matéria, a documentação ou as citações ao pé das páginas, a bibliografia, assim como verificar a editora, a data, e edição e ler rapidamente o prefácio. (p 35)
2.3 – VELOCIDADE E EFICIÊNCIA DA LEITURA
Quem lê bem e depressa encontra tempo para ler e faz o seu tempo render. Não existe uma velocidade padrão de leitura; a maior ou a menor velocidade depende do gênero do próprio texto, bem como as peculiaridades do leitor. (p 36)
2.4 – COMODIDADE E HIGIENE DA LEITURA
O ambiente material de leitura deve reunir condições que o façam favorável, como um ambiente amplo, arejado, silencioso e bem iluminado.
2.5 – DEFINIÇÃO DE PROPÓSITOS
A finalidade básica da leitura cultural é a procura, a captação, a crítica, a redenção e a integração de conhecimentos, e isso se faz, em primeiro lugar, pela procura das ideias-mestras, das ideias principais. (p 37)
2.6 – A IDEIA MESTRA EM SUA CONSTELAÇÃO
É construída a partir de outras ideias que as cercam. Para saber a ideia mestra é preciso resumos; separar principal e secundário do texto.