Esportes radicais
Prefacio
Esportes radicais são aqueles esportes que requerem um maior grau de habilidade por que exigem uma grande habilidade, esforço físico e grande controle emocional, pois a maiorias destes esportes estão ligados a extremos esforços físicos e psicológicos.
Estes esportes que apresentam grande grau de dificuldade passaram a ser conhecidos como esportes radicais ou esportes de aventuras a partir dos anos 80 e 90.
O atleta além de se prevenir de como os esportes são praticados e de como usar proteção, deve-se também tomar precauções com o estado físico do atleta principalmente com: cardiopatas, pessoas com distúrbios ou problemas de vertigens, desmaios frequentes, hipertensos e grávidas.
Sabe-se que hoje muitas pessoas deixam a vida corrida das cidades para se aventurarem em esportes radicais, para se acalmarem e acabam ficando mais confiantes em si mesmos por superarem os obstáculos impostos pelos esportes.
Acquaride
É um esporte aquático em que o atleta desce corredeiras com câmaras de ar em formato oval onde remos não são permitidos, podendo usar só as mãos como propulsores.
Canyoning
O Canyoning é um esporte aquático em que o atleta deve “desvendar” e superar os obstáculos que o rio apresenta, começou em 1970 na Europa e é muito famoso em Portugal por causa de seus rios.
Bodyboard
Neste esporte o atleta desce uma onda deitado ou de joelhos sobre uma pequena prancha, como ajuda ele pode usar pés de patos para fazer melhor as manobras.
Esqui
É um esporte em que o atleta desliza sobre o gelo com um par de esquis ou patins,