Biologia
O Resíduo pode ser considerado qualquer material que sobra após uma ação ou processo produtivo. Diversos tipos de resíduos (sólidos, líquidos e gasosos) são gerados nos processos de extração de recursos naturais, transformação, fabricação ou consumo de produtos e serviços. Esses resíduos passam a ser descartados e acumulados no meio ambiente causando não somente problemas de poluição, como caracterizando um desperdício da matéria. Considerando a complexidade das atividades humanas, podemos imaginar que o resíduo de uma atividade pode ser utilizado para outra, e assim sucessivamente, de forma sistêmica e integrada. A problemática resultante da geração dos Resíduos Sólidos Urbanos – RSU, aqueles gerados no ambiente municipal, e cada vez mais preocupante devido ao grande crescimento populacional e ao desenvolvimento tecnológico das ultimas décadas, o que levou ao aumento do consumo de bens e, consequentemente, da geração de lixo.
Os resíduos podem ser classificados por:
Sua natureza física: seco e molhado;
Sua composição química: matéria orgânica e matéria inorgânica;
Pelos riscos potenciais ao meio ambiente: perigosos, não inertes e inertes.
Tipos de Resíduos:
• Lixo doméstico ou residencial: É originado das residências e apresenta em torno de 60% de composição orgânica é constituído por restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais e revistas, garrafas, embalagens em geral, papel higiênico, fraldas descartáveis e uma grande diversidade de outros itens. Contêm ainda, alguns resíduos que podem ser tóxicos, com isso muitos devem ter destinos diferentes como a bateria de celular, pilhas entre outros.
• Lixo comercial: Resíduos originados por estabelecimentos comerciais, cujas características dependem da atividade desenvolvida. Na chamada limpeza urbana, os tipos doméstico e comercial constituem o lixo domiciliar, que, junto com o lixo público, representam a