esportes de não invasão
TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
CURSO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Educação Física
ESPORTES DE NÃO INVASÃO
Nome do Aluno: Wagner Braga Professora: Patrícia Silva
Camaquã
2013
INDICE
3. INTRODUÇÃO
4-13. TÊNIS
14-15. TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS
16-21. FRESCOBOL
22. CONCLUSÃO
23. REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
NESTE TRABALHO DAREI TRÊS EXEMPLOS DE ESPORTES DE NÃO INVASÃO: UM OLÍMPICO, UM PARAOLÍMPICO E UM NÃO OLÍMPICO.
ESPORTE OLÍMPICO
TÊNIS
É um esporte de origem inglesa, disputado em quadras geralmente abertas e de superfícies sintéticas, cimento, saibro, ou relva. Participam no jogo dois oponentes ou duas duplas de oponentes, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não. A quadra é dividida em duas meia-quadras por uma rede, e o objetivo do jogo é rebater uma pequena bola para além da rede (para a meia-quadra adversária) com ajuda de uma raquete.
Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária incluindo o alvado do oponente, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites da outra meia-quadra. O desporto assim possui aspectos de ataque (rebater bem a bola, dificultando a devolução do adversário) e defesa (bom posicionamento em quadra, antecipação do lance adversário etc).
O tênis possui um intricado sistema de pontuação, que subdivide o jogo em games/jogos e sets/partidas. Grosso modo, um game é um conjunto de pontos (15-30-40-game) e um set é um conjunto de games (1-2-3-4-5-set). Cada game