relatório optica
SOM
→ Reflexão do Som
Experimento localizado na região externa do catavento cultura, consistia em propagam determinado som a partir da “conchas acústicas” uma localizada à frente da outra com uma distância de 30 metros. Mesmo falando normalmente, a pessoa na outra ponta consegue ouvir com perfeição o que é pronunciado.
→ Tubo de Som
Com a chamada de “vamos ver o som” o experimento conhecido como Tubo de Kundt permite ver como as ondas sonoras interferem na matéria. Trata-se de um equipamento utilizado para estudar as ondas estacionárias e determinar a velocidade do som. Utilizam-se bolinhas de isopor para identificar as diferentes vibrações produzidas pelo som.
No experimento é possível escolher uma frequência para visualizar como as bolas de isopor que se encontram dentro de um tubo de vidro reagem. São três frequências distintas que interferem de forma diferenciada na matéria: grave, agudo e médio.
→ Tudo de Eco
Nesse experimento foi possível identificar o eco, a partir da reflexão e propagação das ondas sonoras em um meio fechado, em que o material do tubo não interfere na existência ou não do eco.
→ Tambor
A partir da utilização de um tambor foi possível observar como a onda fazia deslocar pequenas franjas contidas à frente do tambor.
LUZ E ÓPTICA
→ Espelhos Côncavos e convexos
Ao nos observamos em espelhos com diferentes formatos era possível obter imagens bastante distintas. Os espelhos côncavos e convexos, dependendo de seu formato podem nos passar uma imagem de estamos mais baixinhos, mais gordinhos, mais altos, etc.
→ Visão 3D no século XIX
Consistia na observação de duas imagens iguais mas uma delas – do olho direito – consistindo na imagem refletida, dando uma visão diferente de espacialidade.
→ Poço sem