ESPORTE
ESPORTE I
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano.
As modalidades esportivas podem ser classificadas de esportes, através do conceito da prática corporal e das ações sociais que apresentam uma vertente competitiva, regras estabelecidas por comitês e federações esportivas. De fato o esporte tem sua ação voltada para alto desempenho do atleta, buscando sempre a vitória e melhores rendimentos.
O esporte da escola tem como finalidade uma prática pedagógica voltada para os ensinamentos educacionais, assumindo uma prática, totalmente flexiva ao diversos aspectos do conhecimento onde possa compreendê-las como uma manifestação cultural que pode ser conhecida, apropriada e recriada. O esporte da escola deve ser voltado à cultura corporal de movimento por meio das práticas corporais, objetivando o processo de conhecimento do próprio corpo. No conhecimento do esporte poderá aborda a sua contextualização, através da sua origem, cultura e regras. E após esse conhecimento terá a socialização e a experiência prática, adaptações e recriação do esporte para o ambiente escolar.
O esporte na escola, são as modalidades trazidas de fora para dentro do ambiente escolar, são esporte de alto rendimento, que prega a competição e formação de atletas, nos requisitos para preparação técnica e tática para competições. O esporte na escola pode e deve fazer parte do ambiente escolar, assim o professor pode identificar um atleta que tenho desenvoltura na modalidade e encama-lo para um centro de treinamento para aguçar suas técnicas. Lembrando que o esporte deve ser praticado de formar descontraída e divertida, respeitando o próximo e ter uma vida social e corporal.
Portando ambas as modalidades esportivas praticadas “na escola e da escola” podem fazer parte do conhecimento e crescimento do aluno, sendo que devemos nas aulas de educação física deixar clara que a