Esporte e Cidadania
Sumário:
Introdução
1. Cidadania, esporte: conceitos e definições; 1.1. Cidadania; 1.2. Esporte. 2. “Esporte como construção da cidadania”; 3. Projetos sociais; 3.1. “Esporte Cidadania”; 3.2. PPEC; 4. Sugestões; 5. Considerações finais; 6. Referências.
Introdução
O tema deste trabalho (Cidadania e Esporte) coincide com um projeto da Unicef, que não é um projeto de cidadania, mas um projeto para a cidadania. O objetivo dele é orientar os municípios na formação de outros projetos e construir uma nova visão do esporte como direito de crianças e adolescentes. Se há um projeto que auxilia na formação de outros, para o tema cidadania e esporte, pode-se perceber que este é um ponto essencial. Portanto, a parte de projetos sociais é a mais importante deste trabalho.
1. Cidadania, esporte: conceitos e definições
1.1. Cidadania;
Origem na Grécia clássica onde somente homens, maiores de 21 anos e possuidores de terras eram considerados cidadãos e assim tinham participação política em suas polis, descentralizando o poder e aumento a democracia. Exercício dos direitos e deveres políticos, civis e sociais estabelecidos na constituição, os mesmos devem andar sempre juntos, pois uma vez que cumprimos nossas obrigações permitimos que o próximo exerça seus direitos. Segundo a carta da ONU publicada em 1948, cidadania é o direito de igualdade independentemente de raça, etnia e crença onde o cidadão merece salário digno, educação, saúde, esporte, lazer e liberdade de expressão.
1.2. Esporte.
Segundo Barbanti, esporte é uma atividade competitiva institucionalizada que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas por indivíduos, cuja participação é motivada por uma combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos. Inúmeros projetos sociais usam o esporte como ferramenta para tirar crianças das ruas, tratar doentes e dependentes químicos