Esporte qualidade de vida
A atividade física está presente hoje na vida da população como uma forma de evitar doenças das mais simples às mais complexas.
É fácil observarmos inúmeras pessoas caminhando pelas ruas, fazendo alongamento ou exercícios nas praças, na praia, em clubes ou em casa. Isto nos dá uma grande certeza que cada vez mais é maior a procura de todos por uma melhor forma física não visando apenas o ponto de vista estético.
Pesquisas mostram que uma das maiores causas de mortes ainda são as doenças cardiovasculares. Outro fato é que a obesidade, geralmente causada pela falta de exercícios físicos e uma alimentação completamente irregular contribui para o surgimento de várias doenças degenerativas como o diabetes e a hipertensão.
O esporte tem um papel fundamental na corrida pela saúde e conseqüentemente na melhoria de vida, além de transformar a vida de crianças, adolescentes e jovens de baixa renda, dando-lhes oportunidades e buscando a inclusão e equidade social.
Justificativa
É historicamente conhecido que o esporte é um dos instrumentos mais poderosos de aproximação dos povos, até mesmo em tempos de guerras. E ao longo dos anos esse poder só fez aumentar. E hoje, não só aproxima povos como é capaz de unir varias nações em torno de uma causa. A prática de atividade física e a expressão mais singela e poderosa do esporte. A educação física foi definida como “O elemento de educação que utiliza, sistematicamente, as atividades físicas e a influência dos agentes naturais: ar, sol, água etc. como meio específicos”, onde a atividade física e considerada um meio educativo, privilegiado, porque abrange o ser em sua totalidade. (MANIFESTO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO FISICA – FIEP 1970).
O Brasil é um país de contrastes econômicos e sociais, onde o esporte e uma das ferramentas mais eficiente, tanto para manutenção da boa saúde física dos cidadãos, como esperança de ascensão social de muitos outros que vivem em áreas de vulnerabilidade