Espitemologia
EPISTEMOLOGIA: CONCEITOS , ANOTAÇÕES E COLETÂNEAS.
Prof. Fernando Antônio S. Pereira
1 FILOSOFIA:
Segundo Koogan / Houaiss, 1994, Filosofia é o “ Conjunto de concepções práticas ou teóricas, acerca do ser, dos seres, do homem e do seu papel no universo. Atitude reflexiva, crítica ou especulativa, de elaboração de tais concepções. Reflexão crítica sobre os fundamentos do conhecimento (valores cognitivos), da lógica, da ética e da estética (valores normativos). Sistema de princípios que explicam ou sintetizam determinada ordem de conhecimentos: filosofia da história. [...].”
De acordo com Abbagnano, 2000, [...] A disparidade das Filosofias tem por reflexo, obviamente, a disparidade de significações de “Filosofia.”, o que não impede reconhecer nelas algumas constantes. Destas, a que mais se presta a relacionar e articular os diferentes significados desse termo é a definição contida no Eutidemo de Platão: Filosofia é o uso do saber em proveito do homem. Segundo esse conceito, é necessária, portanto, uma ciência em que coincidam fazer e saber utilizar o que é feito, e esta ciência é a Filosofia. (Eutid, 288-290 d.)
Segundo esse conceito, a Filosofia implica:
1º posse ou aquisição de um conhecimento que seja, ao mesmo tempo, o mais válido e o mais amplo possível:
2º uso desse conhecimento em benefício do homem.
Esses dois elementos recorrem freqüentemente nas definições em épocas diversas e sob diferentes pontos de vista. Por exemplo, na definição de Descartes, segundo a qual “filosofia é o estudo da sabedoria”, e por sabedoria, se entende um perfeito conhecimento de todas as coisas que o homem pode conhecer, tanto para a conduta de sua vida quanto para a conservação de sua saúde a invenção de todas as artes (Princ.pbil., Pref.).
Kant define o conhecimento, “como o de ciência da relação do conhecimento à finalidade essencial da razão humana” ( Critica Razão Pura).
A definição dada