Epistemologia
VITÓRIA
SETEMBRO/2014
CONCEITO
Espitemologia vem do grego, simplicado nas palavras “episteme” e “logos”, que juntamente relacionam a ciência e estudo. Epistemologia certamente não é construída em um sistema postulado, tendo em vista ser considerado um estudo da teoria do conhecimento puro, ligado ao inconsciente do ser humano, não sendo construído por indivíduos.
Tal teoria científica trata da descoberta do conhecimento, em sua validade, origens e natureza. Considerado uma das principais áreas da Filosofia, seu estudo baseia-se na descoberta se o ser humano é capaz de compreender ou chegar ao conhecimento puro ou total. Relaciona-se com os meios da psicologia, lógica e metafísica.
CARACTERÍSTICAS
A espitemologia tem características marcantes no decorrer dos anos, tendo em vista sempre embarcada por grandes renomes da ciência baseou-se na descoberta da real situação em que se há ou não possibilidade do ser humano ser capaz de chegar ao conhecimento genuíno.
Diante de toda importância para a filosofia, certamente a teoria principal da mesma, tem como característica forte a descoberta de duas vertentes, o racionalismo e o empirismo. O primeiro afirma ser a razão a única fonte para se chegar ao conhecimento. O empirismo por outro lado cria uma situação em que somente pode ser conhecer o que é sentido anteriormente, tendo em vista que se baseia nas percepções sensoriais para se chegar ao conhecimento.
Importante ressaltar que diante do empirismo vai de encontro com a figura conhecida como o cético, que considera aquele que defronta a percepção sensorial como fonte do conhecimento, não o conhecimento em si, mas sim que não acreditam ter o individuo a capacidade de adquirir qualquer conhecimento da realidade ou da verdade, pois fundamentam que a realidade externa é totalmente distinta das percepções sensoriais e sendo assim, ninguém poderá alegar nenhuma descoberta baseando-se nisto.
Há muitos problemas envolvendo as diversas características da