Espiritualidade
Muitas são as crenças que encontramos no Peru, por exemplo, para uma "limpeza" a fim de curar algum mal, pode-se usar um ovo de galinha passando pelo corpo do paciente e acompanhado de um Pai Nosso; outra crença muito conhecida é a de passar o cuy (porquinho da índia) pelo corpo, ou algumas ervas aromáticas com palavras pronunciadas pelo curandeiro para tirar o "mal olhado" ou o "susto". Existem também os pagos a Pachamama (Mãe Terra), muito praticado na serra do Peru; não se pode deixar de lado também a leitura das folhas da Coca, uma forma de adivinhação ou premonição do futuro.
Também existem rituais ao norte da costa peruana nos quais são realizadas sessões com cactos de São Pedro, o qual se acredita que se usava desde os tempos das culturas pré incas em rituais dos bruxos de Cahvín. Porém, se existe um assunto que gera muitas controvpersias, esse é o ritual da Ayahuasca.
Nas "Huaringas" do norte do país é possível encontrar curandeiros sérios e que façam um bom trabalho. Para quem não conhece a região e nunca teve contato com um curandeiro, é preciso ter muito cuidado no momento de escolher um "bruxo", porque assim como existe muita gente séria, existem aqueles que enganam e trabalham apenas por um pagamento. Huaringas é um complexo de lagoas que se distribuem por toda a cordilheira, são as mais atraentes do povoado de Huancabamba (Canchaque - Piura), mas as mais conhecidas são as lagoas Shimbe e Lagoa Negra. Para chegar a esses lugares é recomendado estar acompanhado dos "bruxos" que são justaemente pessoas que se dedicam a arte do curandeirismo e que recebem esse legado de geração em geração. Acredita-se que as águas frias das Huaringas têm propriedades curativas e através dos rituais desenvolvidos