Plano de carreira
E por falar neste assunto, talvez antes de começar falar sobre tudo isso, seria interessante deixar claro alguns conceitos básicos que aparecerão com muita frequência neste blog:
Recrutamento e Seleção: é um processo feito pelas empresas, tradicionalmente pelo departamento de Recursos Humanos – o famoso RH. É o processo que elas fazem quando precisam contratar, quando precisam preencher uma vaga em aberto.
Recolocação Profissional: é o processo que o candidato faz quando está em busca de um emprego. Este processo envolve uma série de etapas, bem como preparação de um bom currículo, divulgação deste currículo, entre outras das quais falaremos em posts futuros.
Então vamos lá falar um pouco sobre o processo de Recrutamento e Seleção tradicional.
Pode até soar estranho, mas o modelo tradicional de Recrutamento e Seleção que você conhece hoje começou há muitos anos lá no fim da escravidão e no início da era da revolução industrial.
Com estes dois fatores acontecendo relativamente próximos, tivemos o fim de uma grande massa de mão de obra escrava e, como consequência, o aumento da necessidade de mão de obra um pouco mais qualificada por conta da revolução industrial.
Surge então a necessidade de divulgar estas vagas e nesta hora, as empresas utilizaram a única mídia a que tinham acesso: os muros e portões das suas fábricas.
O processo era lento e a cada vaga que surgia, o empregador recebia centenas, muitas vezes milhares de pessoas em seu escritório até selecionar a melhor para ser contratada.
Depois de algum tempo o anúncio da vaga migrou para o jornal, uma mídia mais poderosa e abrangente e que atingia muito mais pessoas. Foi provavelmente nesta época que deve ter nascido o currículo em papel, como