Espiritualidade
Mas falando um pouco da espiritualidade que “liga” as pessoas à nossa religião podemos dizer que é a dimensão da pessoa humana que traduz o modo de viver característico daquele que acredita e busca alcançar a plenitude da sua relação com Deus, com as pessoas que a cercam, com a natureza e com a sociedade em que vive.
E como saber se determinada pessoa possui “espiritualidade”? Eu diria que essa pessoa “transpira” isso. Você observa no modo em que ela vive, não só a dimensão religiosa como a maneira como ela trata as outras pessoas e o mundo que a cerca. Ela é uma pessoa “diferente”.
Algumas pessoas confundem espiritualidade com religiosidade. Não é a mesma coisa. A religiosidade é o esmero e o fervor em cumprir com as obrigações de uma religião, ou seja, está mais relacionado ao conjunto de crenças naquilo que é divino, sagrado e ao exercício de algumas atividades relacionadas a essas crenças. E algumas pessoas podem levar a religiosidade aos extremos, chegando até ao fanatismo religioso não aceitando outras crenças, que não as suas. Tornando-se intransigentes e intolerantes para com aqueles que não professam a mesma religião ou tem a mesma fé.
Enfim, não é fácil saber se realmente possuímos “espiritualidade”. Crer em Deus, ir à missa todos os domingos, comungar, confessar, rezar terços, fazer adoração, rezar sempre, não dá à pessoa a característica da “espiritualidade”. Penso que a espiritualidade está mais relacionada ao modo como ela coloca essa fé interior (que ela possui num ser divino e