Espiritualidade atual
Fernanda Oliveira e Ranielly Lopes
Stallwood e Stoll (1975) Definiram as necessidades espirituais como “quaisquer fatores necessários para se estabelecer e se manter um relacionamento pessoal dinâmico entre as pessoas e Deus (conforme definido por aquele indivíduo)”. A espiritualidade é uma qualidade mais ampla que a religião. Esta “tenta obter inspiração, reverência e respeito, mesmo dos que não acreditam em nenhum Deus”. (Murray Zemtner, 1975).
Fatores que afetam as necessidades espirituais : Crise: Os mecanismos habituais de manejo não funcionam mais. Sistemas de apoio: O indivíduo deve estar deve estar em posição de dependência. Religião: As crenças religiosas pode oferecer uma base de apoio para o cliente. Hospitalização durante dias santos: O cliente pode desenvolver um potencial mais elevado para a solidão.
Avaliação das Necessidades espirituais
Dados que indicam necessidades espirituais:
-“Você pertence a um grupo religioso?” – “Você gostaria de falar sobre sua fé?” – “Você gostaria que um capelão o visitasse, enquanto estiver no hospital?”
Quatro áreas de interesse espiritual foram identificadas por Stoll (1979):
A fonte de força e esperança para a pessoa, O conceito que ela tem sobre Deus ou uma deidade, O significado das práticas e rituais religiosos para a pessoa, E o relacionamento percebido por ela entre as crenças espirituais e o estado de saúde.
Diagnósticos de enfermagem relacionados às necessidades espirituais
Durante os trabalhos do Fourth National Conference for Classification of Nursing Diagnosis em 1980 um dos diagnósticos de enfermagem aceitos foi o de sofrimento espiritual. Vários outros diagnósticos foram sugeridos por uma líder de enfermagem :
– Dor espiritual : Alteração no relacionamento que alguém tem com Deus – Alienação espiritual: relacionamento rompido com Deus – Ansiedade espiritual : expressões de temor de que Deus não dará apoio ao indivíduo – Culpa espiritual :