PROJETO ANTROPOLÓGICO MODERNO: CRÍTICA, QUESTIONAMENTO, PERSPECTIVA
Resposta: A sociedade atual mostra uma crescente comercialização das relações humanas, resultado do processo civilizatório industrial que trouxe consigo um conflito no próprio homem entre o papel de produtor e o consumidor. A vinculação homem-comunidade humana é despedaçada.
Os povos passaram a considerar o nível de industrialização e considerar os povos não industrializados como inferiores e como tais tratados pelos povos “superiores”. O imperialismo econômico também teve efeitos sobre a vida, cultura e identidade de povos. assim, como foi dito no texto sobre a:
- Religião: como encontramos no texto, a religião que sofre um caráter ambíguo pois, “constatamos seus muitos valores a serviço do homem, mas temos igualmente consciência de que em nome da fé no progresso foi destruída a natureza e muitos povos dominados”. Na realidade houve o predomínio da ciência experimental, não há mais apenas uma realidade natural, mas igualmente a humano-social e humano-individual. O que não pode ser medido por essas leis passou, de alguma forma a ser desvalorizado, deixado de lado, o que pode ser considerado como o empobrecimento do humano, a imaginação, o simbolismo, a fé em Deus, a religião perdeu uma parte de sua força com a Industrialização;
- Família: Encontramos um novo tipo de família, não mais a grande família patriarcal da civilização rural, mas a família nuclear, de tamanho bem reduzido (marido, mulher e um ou dois filhos). Apenas essa pode estar dotada da grande mobilidade tão necessária aos interesses da produção em massa, da centralização de energia bom como da urbanização.
- Educação e Trabalho: Na sociedade atual o homem é escolarizado e modelado para