Os transportes, as comunicações e a qualidade de vida da população
A multiplicidade dos espaços de vivência
Nas últimas décadas, o Homem beneficiou de uma série de desenvolvimentos tecnológicos que, direta ou indiretamente, acabaram por revolucionar a sua mobilidade. Destes avanços merecem destaque os que ocorreram no setor dos transportes, com um aperfeiçoamento constante das diferentes soluções de mobilidade, aumentando a sua eficácia, a sua rapidez e até a sua compatibilidade com o meio ambiente.
Este desenvolvimento ocorrido no setor dos transportes permitiu deslocações cada vez com maior amplitude e frequência, realizando-se movimentos pendulares que fazem hoje parte da vida de milhões de habitantes, fruto de uma expansão urbana acelerada.
A criação de novos espaços de vivência e o aumento da qualidade de vida da população é consequência do aumento da mobilidade, da melhoria das redes de transporte, da degradação crescente do transporte individual, da modernização e expansão dos transportes públicos e da melhoria da acessibilidade.
Muda diapositivo
A modernização e a evolução dos transportes e das comunicações modificam o modo como vemos o espaço geográfico
A articulação e complementaridade entre transportes e telecomunicações permitem a partilha de “aldeia global” em que o nosso planeta se transformou.
A título de exemplo podemos referir a suburbanização, a periurbanização ou ainda a rurbanização.
Muda diapositivo
Em Portugal os setores dos transportes e das comunicações são cada vez mais importantes na sociedade.
(mapa)
Muda diapositivo
Os problemas de segurança, de saúde e ambientais
A segurança é um dos aspetos mais importantes no sector dos transportes, uma vez que qualquer deslocação de pessoas ou mercadorias envolve sempre riscos, seja qual for o modo de transporte utilizado. O investimento na segurança e nas infra estruturas tem sido constante ao longo da história da evolução dos transportes. Apesar das normas e sistemas de