espetrofotometria
Química Analítica Quantitativa/ Engenharia Ambiental
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Professora: Daniella Xavier
Jonar Roth
Leonardo Molina
Maryah Cadoná
Introdução
A espectrofotometria pode ser definida como toda técnica analítica que usa a luz para medir as concentrações das soluções, através da interação da luz com a matéria. Por meio desta, componentes desconhecidos de uma solução podem ser identificados por seus espectros característicos ao ultravioleta, visível ou infravermelho.
É uma das técnicas analíticas mais empregadas, em função de robustez, custo relativamente baixo, grande número de aplicações desenvolvidas, boa sensibilidade e fácil operação.
A espectrofotometria é a base matemática para medidas de absorção de radiação por amostras no estado sólido, líquido ou gasoso, nas regiões ultravioleta, visível e infravermelho do espectro eletromagnético.
Objetivos
a) Aprender a manusear um espectrofotômetro.
b) Determinar a absorbância e a transmitância de algumas soluções.
c) Determinar a concentração de algumas soluções.
Materiais e Métodos
Materiais
Permanganato de potássio (KMnO4) Mol L-1
Cromato de potássio (K2CrO4) 0,002 mol L-1
Água destilada
Espectrofotômetro
2 cubetas de vidro
Funil
Papel Macio para limpeza das cubetas
Proveta
Balão volumétrico (50ml)
Pipeta Graduada (10ml)
Métodos
Para a determinação da absorbância foi utilizado um espectrofotômetro, que ao calibrar e inserir o comprimento de onda(λ) desejado, nos retorna a absorbância.
A- Determinação da absorbância:
Foi realizada a calibração da aparelho, colocando água destilada na cubeta, e selecionado a opção cal(calibrar), no comprimento de onda 360nm.
Calibrada a maquina, foi colocado na cubeta a solução de Permanganato de Potássio (KMnO4), a 0,002 mol/L, e anotado 20 medições de absorbância, aumentando o comprimento de onda de 360nm até 650nm.
Quando o resultado oscilava muito era realizada novamente a calibração, para evitar erros. Toda