Bioquimica
Observação do DNA de ervilhas
Objectivo: Esta experiência teve como objectivo a determinação do teor de cálcio e magnésio em material vegetal através da espetrofotometria de Absorção Atómica.
Introdução teórica: A espetrofotometria de absorção atómica é um método que visa doear os elementos presentes em solução. Esta baseia-se no factos de átomos diferentes absorverem energias diferentes (compriementos de onda e absorvâcia diferentes). Segunda a lei de Beer: A=k.l.c (c é a concentração da espécie absorvente, k a absortividade e I o percurso óptico).
Absorvancia
A solução é aspirada e convertida num aerossol. Durante o processo a amostra vai misturar-se com um gás combustível (acetileno) e com gás oxidante. A fracção da mistura constituida por gotas com uma adequada distribuição de tamanhos é depois conduzida para o queimador. Aí, o solvente é evaporado e as pequenas partículas que se formam são fundidas e vaporizadas. O vapor é constituído por uma mistura de compostos que tendem a decomporse em átomos. Estesvão ser sujeitos a uma fonte de radiação e é medida a absorção a um determinado comprimento de onda.
Um dos problemas que se põe neste método está relacionado com a atomização. De facto para que a absorção seja proporcional á concentração de um determinado elemento é necessário que, na chama, a totalidade d elemento se encontre no estado atómico e que, por outro lado mais nenhum composto absorva a radiação no comprimento de onda utilizado para a análise. Este último é pouco importante. Mas verifica-se que alguns elementos formam com alguma facilidade compostos refratários que não são completamente atomizados e que outros elementos são facilemnto ionizados. Em qualquer das situações a concentração atómica do elemento é menor do que a concentração total. Isto pode ser minimizado, respectivamente, através da utilização de chamas mais quentes e da adição á solução a analisar e aos padrões de u tampão de