Espectroscopia
Introdução
O espectrômetro NIR ("Near Infrared Reflectance ") ou NIT ( "Near Infrared Transmitance" ) é um equipamento de alta precisão que efetua análises de alimentos e outras amostras orgânicas (e algumas inorgânicas)através do princípio de emissão de radiação eletromagnética.A energia radiante do infravermelho (IV) é empregada para caracterizar substâncias orgânicas.O espectrômetro
NIR se baseia na aplicação da matemática à química analítica (quimiometria) . A técnica é uma integração da espectroscopia, estatística e computação de dados.
O uso da espectroscopia de reflectância no infravermelho próximo (NIRS)é recente, sendo os primeiros relatos de 1939, na Pensilvânia. Comercialmente foi utilizada em 1985. Em 1988 o método foi aceito oficialmente.
Segundo VAN KEMPEM & JACKSON (1996), para entender-se o fundamento do NIR, é necessário o conhecimento da base física das cores.A energia luminosa luz branca é composta de todas as cores do espectro do arco-íris.Quando essa luz incide sobre um objeto, certas cores são absorvidas e outras refletidas ou transmitidas.A luz refletida pode ser captada pelos olhos.Por exemplo, quando a luz incide sobre uma folha verde são absorvidos o vermelho e o azul.As cores refletidas são interpretadas pelos nossos sentidos visuais como verde.
Ainda, segundo VAN KEMPEM &JACKSON (1996), a base física de absorção de luz é relacionada à natureza das ligações moleculares que, por sua vez, são definidas pelos vínculos entre átomos dentro de molécula. Entretanto, essas ligações não são conexões estáticas e sim vibram o tempo todo, provocando estiramento e compressão das moléculas, resultando em um movimento de onda dos átomos, com freqüência específica dependente dos elementos envolvidos.
A energia luminosa consiste em fótons que traçam um percurso a uma velocidade fixa.Nesse percurso os fótons exibem um movimento de onda, que é característico para cada cor de luz e é