Espectroscopia
Estamos familiarizados com o arco-íris, um arco de luz colorida que aparece quando a luz solar é separado em seus comprimentos de onda constituintes.
Um arco-íris é um fenômeno óptico e meteorológico que ocorre como um espectro de luz contínua no céu. Mas se não quiser esperar para um dia chuvoso para observar um espectro, podemos usar um prisma para obter um.
O que é um Espectro?
Como é que você sabe tanto sobre a composição química, a temperatura, pressão e movimento das estrelas e galáxias que estão tão distantes que nunca sonharia de tentar alcançá-los?
Para responder a esta questão, devemos primeiro perguntar como sabemos que esses corpos existem mesmo .
Bem, muito simplesmente, sabemos que eles existem porque podemos vê-los, ou seja, eles estão emitindo energia como ondas de luz e ondas de infravermelho, ultravioleta e ondas de rádio frequência e raios-X também. Esta energia viaja através destas grandes distâncias, e nos fornece uma fonte extremamente rica de informações sobre a sua constituição.
Um espectro é o resultado da divisão esta luz em suas cores constituintes e estudou desses espectros é que os astrofísicos têm sido capazes de aproveitar ao máximo a sua descobertas importantes.
Estamos familiarizados com o arco-íris, um arco de luz colorida que aparece quando a luz solar é separado em seus comprimentos de onda constituintes
Uma imagem muito nítida e brilhante deste espectro revela outra faceta da luz solar: lá estão as linhas escuras que formam comprimentos de onda onde foram absorvidos
Estas linhas escuras, conhecidos como espectro de absorção, fornecem informações sobre a composição