Trabalho de Metodologia
Natasha Pâmela Bartira De Lima1
Susan Natasha Lima Brasil2
RESUMO
Este Trabalho mostra como vem crescendo a violência contra as mulheres no âmbito familiar, a origem desta, de que forma acontece e como coibir o agressor utilizando a Lei n. 11.340 (Lei Maria da Penha) de 07 de agosto de 2006 como uma forma de punição.
PALAVRAS-CHAVES:
1 - INTRODUÇÃO
As mulheres antigamente eram tratadas como propriedade de seus pais e maridos, submetendo-se ao regime de escravidão, a venda ou troca como se fosse uma mercadoria. Não tinham liberdade de expressar suas idéias, sentimentos e de mostrar seu potencial feminino. Elas eram vistas como dona de casa, mãe, objeto sexual, totalmente submissa ao homem que vivia e ainda vivem numa sociedade machista, preconceituosa aonde os direitos e deveres são voltados para o sexo masculino.
Com o passar dos anos as mulheres vem quebrando essa imagem que tinham no passado, e conquistando atualmente seu espaço na sociedade. Estão se tornando mais independente, ousada, corajosa, exigente e rigorosa. Com esse pensamento a maioria delas entra em confronto com seus maridos, namorados, companheiros, que não evoluíram seu pensamento, eles ainda acham que a mulher deve continuar sendo submissa ao homem e respeitando como se continuasse a ser o seu dono.
E com essas divergências de pensamento de gêneros que a violência no âmbito familiar caracterizam-se pela violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral que atingi milhares de mulheres cada vez mais. A Violência doméstica e familiar é a ação ou omissão que ocorre no espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas. É aquela prática por membros de uma mesma família unidos por laços naturais ou por afinidade.
Estar crescendo muito os casos de mulheres que são espancadas pelos seus namorados e maridos. Uma das causas de violência domestica é o ciúme