Espectroscopia atômica e reações coloridas
1.1.Espectros Atômicos dos metais
Consiste em aquecer certos metais para que essas emitam luz de cores características para serem analisadas por um espectroscópio no qual irá identificar as linhas espectrais.
1.2.Reações com a formação de Compostos Coloridos
Consiste na mistura de 8 diferentes íons metálicos e oito soluções de diferentes ânions para observar a formação de precipitado ou complexos coloridos resultado da absorção da luz no espectro visível.
1.3.Reação do Bafômetro
Consiste na mistura de dicromato de potássio com água e etanol, separadamente para observar a mudança de cor.
2.Introdução
A espectroscopia de forma geral, consiste em estudar a radiação eletromagnética que é emitida ou absorvida por um corpo. Ela nos fornece informações sobre as propriedades nucleares, atômicas e moleculares da matéria.
Um espectro é uma relação da intensidade de radiação transmitida, absorvida ou refletida em função do cumprimento de onda ou frequência da dita radiação.
Espectroscopia Atômica é usado para determinar a presença de metais usando como princípio a absorção de radiação ultra violeta por parte dos eletrons. Quando os elétrons sofrem um salto quântico depois de devidamente excitados por uma fonte de energia, devolvem a energia recebida para o meio, voltando assim para sua camada orbital de origem.
Quando átomos se encontram no “estado fundamental” possuem a capacidade de absorver energia luminosa de um comprimento de onda específico, onde alcançam um “estado excitado”. Se aumentamos o número de átomos presentes no caminho ótico, pode-se aumentar a quantidade de radiação absorvida.
3.Objetivos
Observar o espectro atômico de alguns elementos dos grupos 1 e 2 da tabela periódica e de alguns metais de transição alem de observar o comportamento de complexos e precipitados em relação a cor de sua formação de alguns íons metálicos. Descrever equações químicas sempre que possuírem.
4.Procedimentos
4.1. Espectros Atômicos dos