Inorgânica
Instituto de Química - IQ
Laboratório de Química Inorgânica
Experimento 1: Cores- Espectroscopia Atômica e Reações Coloridas
Nome: Ronan Pereira de Sousa Pinto
Matrícula: 110065972
Data da execução do Experimento 1: 09/11/2012
Brasília, 16 de Novembro de 2012
Resumo do experimento
O experimento foi dividido em três partes distintas. Na primeira parte fizemos o teste chama, na segunda parte fizemos reações coloridas e na terceira fizemos uma reação de bafômetro.
No teste chama, precisamos utilizar seis elementos escolhidos aleatoriamente, porém, destes deveriam conter dois alcalinos, dois metais alcalinos terrosos e dois elementos representativos.
Precisamos de um bico Bunsen para aquecer o metal. Precisamos também de arames, os quais já possuíam uma determinada composição, relativa a solução a qual o arame deveria ser mergulhado. Utilizamos um béquer com ácido clorídrico e outro béquer com água destilada. Logo o experimento compreendia colocar o arame na chama até ele não mais mudar a cor da chama; depois colocamos o arame na água e depois no ácido e o levamos novamente a chama; esperamos ele esfriar e o colocamos no frasco com a solução respectiva. Tínhamos que observar a chama antes e depois de colocar o arame em contato com a solução, com o auxílio de um espectroscópio.
Na outra parte deveríamos colocar soluções de cinco ânions distintos e adicionamos um cátion nas soluções de ânions que estavam em tubos de ensaio; posteriormente visualizávamos o que acontecia sendo que poderia precipitar, não acontecer nada ou ainda as soluções mudarem de cor. Isso foi feito por cinco vezes com mudança dos cátions.
Na última parte, colocamos dicromato de potássio em dois tubos de ensaio e em um deles colocamos álcool etílico e no outro adicionamos água. Em ambos os tubos adicionamos três gotas de ácido sulfúrico concentrado. No tubo de ensaio que continha o álcool, a solução tornou-se fortemente exotérmica e a solução ficou