Especificas
As rochas ornamentais, tais como mármore e granito, são muito usadas no Brasil, por conta disso, montar uma marmoraria é uma oportunidade de negócio para quem está buscando uma ideia e ainda pretende ingressar em um mercado que já está consolidado. Veja mais dicas a seguir.
Mercado e clientes da marmoraria
O mercado é bem amplo, já que os mármores e granitos podem ser usados em diversas situações, tais como na arquitetura e construção, que é o setor que tem maior movimentação porque compra muito, já que o material é usado em todos os tipos de construção de edificações (casas, condomínios, escolas, hospitais, edifícios administrativos, esportivos, prédios comerciais, templos religiosos); revestimento de elementos urbanos (pavimentação de vias); arte funerária (construção e ornamentação de túmulos e mausoléus) e decoração (esculturas, estátuas, balcões, bancadas de pia, móveis e objetos decorativos). As marmorarias menores participam muito na produção de bancadas para mesas, cozinhas e banheiros.
Então o principal mercado é a construção civil, garantindo mais de 80% do volume, seguido da arte funerária, com 13%. O significado desses números é que o mercado de marmoraria está muito ligado ao da construção civil, ao comportamento da economia no geral. O que acontece também é que há uma segmentação da cadeia produtiva, com empresas responsáveis por cada uma das etapas de produção.
Essa divisão de trabalho faz com que os consumidores finais comprem blocos diretamente das pedreiras e contratem os serviços necessários até chegarem ao que pretendem. Desse jeito, os produtos das marmorarias ficam muito mais voltados às pequenas construtoras e aos consumidores que estão fazendo uma obra em casa.
Entrar em um mercado como esse significa ter estratégias bem definidas, já que a concorrência é grande. Uma orientação é conhecer profundamente o mercado e toda a cadeia de produção.
Fornecedor se concentra em um estado
As placas para as