especiação
Por Geila Katiele Nascimento dos Passos produzido para obtenção de nota Grau B e avaliação do conhecimento adquirido ao longo da disciplina ministrada pelo Prof°.: Luís Fernando Perello.
Porto Alegre , 26 de junho de 2014.
- Introdução à Evolução A evolução é inevitável , e consiste nas mudanças pelas quais passam uma determinada espécie, desde sua origem até sua extinção , ou até sua transformação em outra espécie. Envolve mecanismos e processos que influenciam e direcionam nos seus resultados.
Em 1859 , Darwin e suas teorias sobre evolução trouxeram um olhar diferente sobre o tema. A seleção natural ,conceito defendido por ele se tornou uma constante no meio acadêmico e científico.
Mas como se dá a seleção? Quais os processos pelos quais passam as espécies em evolução? Entenderemos e discutiremos cada conceito.
Seleção Natural : Darwin analisou e observou em suas pesquisas , que algumas espécies apesar de produzirem um grande número de descendentes , o número de indivíduos que sobreviviam eram bem menores. Com base nisso , ele concluiu que apenas os indivíduos com mais oportunidades de sobrevivência e que possuíssem características que melhor se adaptassem as condições ambientais , eram capazes de se reproduzirem e deixarem descendentes.
Através do processo de seleção ao longo das gerações , as espécies podem se diversificar , tornando-se mais adaptadas ao ambiente em que vivem. Dentro da seleção natural existem diferentes padrões , que variam dependendo dos organismos envolvidos e das pressões da seleção:
- Seleção Direcional : Um processo de seleção que tende a favorecer indivíduos que possuem características que estão em um extremo do limite de variação , ou seja , os menores ou os maiores indivíduos. Fazendo dessa característica um padrão hereditário ;
- Seleção de estabilização : Nesse processo , a seleção tende a desfavorecer os indivíduos que apresentam características que estão nas extremidades ,