física 1
Introdução a Teoria de Erros
G.A.S.Gontijo ¹, G.M.P. Cruz ¹,I.M.F Vilela ¹, I.F.Veloso ¹
¹ Curso de Engenharia Elétrica, Instituto Federal de Minas Gerais, Formiga, MG, Brasil
RESUMO
A pratica realizada teve como objetivo medir e tomar consciência de medidas e suas teorias de erros mediu-se um pedaço de fio com três tipos de réguas (decímetro, centímetro, milímetro) Logo montamos um circuito com vários multímetros e medimos a resistência do fio pra mostrar a diferença de medidas nesses multímetros, e aprofundarmos no assunto das medidas de erro e sua importância em medidas de grandezas físicas. Palavras-chave: multímetro; teorias de erros.
1. INTRODUÇÃO
As forças ou cargas mecânicas, são provavelmente os exemplos mais claros e triviais de grandezas vetoriais, haja vista que suas aplicabilidades permeiam nosso cotidiano de maneira muito perceptiva. Elas também estão envolvidas em todos os processos de transferência e transformação energética, sendo, em escalas diferentes, as principais responsáveis por toda a tecnologia moderna que hoje desfrutamos. Em termos vetoriais, sua operação e experimentação tornam-se muito intuitiva e facilmente representada de maneira sensorial, por meio de operações simples de conversão de massa em peso, ou por instrumentos baseados na extensão de molas calibradas como dinamômetro. Nesta prática nos aproveitaremos dessa potencialidade para apreciar e testar nosso aprendizado a respeito das técnicas de soma e subtração vetorial.
2. FIGURAS
Figura 1: Um dos modelos de dinamômetro (usado na. prática).
Figura 2: A 1ª parte da pratica com painel metálico com escala angular fixa e fios inextensíveis presos por ganchos e dinamômetros aos lados.
Figura 3: A 2ª parte da pratica, com painel metálico e fios ligando os dinamômetros que estão fixados por imãs ao mesmo dessa vez sendo