Especialista
Cosmético: Toda substância de origem animal, vegetal e mineral utilizada para embelezar a pele e seus anexos (cabelos, unhas, dedos).
São substâncias ou preparados que se destinam a ser postos em contato com as partes superficiais do corpo humano (epiderme, sistemas pilosos e capilares, unhas, lábios e órgãos genitais) ou com os dentes e as mucosas bucais, com o objetivo exclusivo ou principal de os limpar, perfumar ou proteger, a fim de manter em bom estado, de modificar o seu aspecto ou de corrigir os odores corporais, sem ação ou fins terapêuticos.
FUNÇÃO DO COSMÉTICO
O cosmético tem como finalidade tratar a pele de maneira a prevenir a sua deterioração e restabelecer o seu equilíbrio fisiológico quando este estiver sujeito a uma perturbação. O cosmético deve limpar, corrigir, proteger e embelezar a pele e anexos.
Limpeza: Consiste na eliminação de impurezas de origem externa e também dos produtos de degradação e descamação. Deve ser efetuada respeitando o equilíbrio fisiológico dos tegumentos, ou seja, sem desengorduramento excessivo, sem alcalinização e sem desnaturar as proteínas cutâneas.
Correção: Corrigir o estado da pele significa utilizar substâncias que permitam restabelecer o equilíbrio alterado, devolvendo a beleza natural.
Proteção: Proteger a pele, antes de tudo, evitar a limpeza irracional ou impedir que os agentes atmosféricos, como o vento, o sol, o frio, alterem a epiderme. As radiações solares constituem um dos fatores mais traumatizantes, pois originam a vasodilatação dos capilares superficiais, espessamento da camada córnea, e desidratação cutânea. O vento e o baixo teor de umidade da atmosfera favorecem a evaporação rápida da água a nível de camada córnea levando, igualmente, à desidratação celular. A pele deve ser protegida pela permanência de uma película hidrolipídica suficiente.
FUNÇÕES E ESTRUTURA DA PELE
A pele é um órgão de revestimento complexo no qual se distingue a epiderme, com o manto córneo externo. A