Especialista
A formação Bauxi formada na era Pré-Cambriano Superior baseado na continuidade deposicional da Formação Moenda e pelas datações geocronológicas. E de acordo com Vieira (1965b) ela é uma sequência de quartzitos branco-violáceos, cinza e róseas, granulação média a muito fino, grãos esféricos e arredondado, arcóseos sem matriz observável, muito coerentes e densos, com estratificação cruzada. Além da presença de intercalações de argilitos cor de chocolate (amarelados por alteração) micáceos, quebradiços e camadas de conglomerados finos.
Em amostradas de mão esta formação, apresentam colorações variáveis, nos tons cinza, cinza, arroxeado, verde e branco-acinzentado. Em geral são maciças, arenosas e bastante litificadas. A granulação dominante varia de areia fina a areia grossa, com alguns exemplares contendo elevada contribuição síltico-argilosa ou fragmentos grosseiros de quartzo e chert, sendo classificados como arenitos, por vezes conglomeráticos, siltitos e folhelhos.
Ao analisar microscopicamente algumas amostras desta formação, observou a necessidade de classificar estas rochas em: quartzo arenito, arenito feldspático e siltitos. O quartzo arenito possui uma textura clástica, às vezes orientada, granulação variando de areia grossa a muito fina, revelando em geral uma boa seleção granulométrica e alta maturidade mineralógica. Já o arenito feldspático possui uma textura clástica orientada para granulação de areia fina, com grãos quase arredondados e quase angulosos, podendo tocar-se ou não, estando bem cimentado por sílica. Os siltitos possuem textura clástica, podendo ser orientada, e granulação areia fina a silte, com contribuição acentuada do tamanho da argila.
ASPECTOS GEOMORFOLÓGICO
O trecho em estudo está localizada na unidade que corresponde a extensas áreas rebaixadas e drenadas pelo tributários do alto curso do rio Paraguai. Está unidade apresenta diferenças regionais nas feições geomórficas e comporta altimetrias distintas,