Especialista
Eduardo de Matos Almeida
Vagner Santos de Araújo
Resumo
Este trabalho, requerido pela disciplina de “Projeto (Design) de software” apresenta uma visão simplista do “Processo Unificado Rational” mais conhecido por RUP. As informações aqui apresentadas baseiam-se na versão disponibilizada pela Wthreex.com.
Palavras-chave: Artigo científico. RUP. Visão Geral Processo Unificado Rational.
Introdução
O RUP (Rational Unified Process) é um processo para viabilizar grandes e complexos projetos de software, que necessitam de maior cerimônia. O RUP visa orientar a engenharia e desenvolvimento de software através de fases e suas disciplinas, desta forma a construção de software é realizada com boas práticas e transparência nas tarefas e atividades visto que o processo defende a formalização por artefatos. É utilizado para entregar o software com qualidade e tem como premissa básica o uso de iterações para minimizar o impacto de mudanças no projeto.
1. O Processo
É um processo de engenharia de software e como descrito em seu guia de utilização “Sua meta é garantir a produção de software de alta qualidade que atenda às necessidades dos usuários dentro de um cronograma e de um orçamento previsíveis.”, e “possui duas dimensões: o eixo horizontal representa o tempo e mostra os aspectos do ciclo de vida do processo à medida que se desenvolve; o eixo vertical representa as disciplinas, que agrupam as atividades de maneira lógica, por natureza.”.
2. O Fluxo de Trabalho
O RUP oferece um modelo sequencial das atividades, onde existem as entradas e saídas para cada disciplina. Por sua vez, cada disciplina dispõe de um fluxo de trabalho detalhado, com papéis, artefatos e atividades.
3. As Fases
A gestão de um projeto no RUP é dividida em quatro fases Iniciação, Elaboração, Construção e Transição, e em cada uma feita uma avaliação para revisar o ciclo de vida do projeto. As disciplinas abaixo abordadas tem participação em todas