especialista
Graduanda em Historia
Unimontes - 2003
HISTORIA DA ARTE
ARTE PRÉ-COLOMBIANA
No final do Séc. XV, com as grandes navegações, portugueses e espanhóis descobriram e dominaram o continente americano. A Europa vivia nessa época um período de valorização do pensamento científico e humanístico.
A cultura dos povos encontrados aqui pelos conquistadores possuía características muito peculiares, sua história evolui diferente da registrada pela civilização européia até o Renascimento.
A arte desenvolvida na América antes dos colonizadores espanhóis é chamada de pré-colombiana, trata-se de manifestações culturais de civilizações que se localizavam no México , na América Central e norte da América do Sul, principalmente no Peru.
Origens e desenvolvimento das culturas americanas são complexas e suas raízes encontram-se em populações pré-históricas; Mas as criações culturais estão próximas no tempo do Renascimento europeu.
No território mexicano as civilizações mais importantes são :Olmecas, Maias e Astecas.
Olmecas: civilização instável ,situada no tempo por volta de 1.100 a 2.000 a . c.
Características: escultura rústica de força expressiva, feita de material raro como o jade, obras monumentais.
Maias: Formação histórica no início de 1.000 a . c.
Características: Construtores de grandes cidade, arquitetura monumental. Construções de dois tipos – pirâmide e palácio- a primeira erguida sobre patamares retangulares cujo templo retangular, com frontão trabalhado em relevo. A arte Maia se manifestou também nas esculturas que decoram templos e palácios.
Astecas: Última civilização a desenvolver-se antes da chegada dos colonizadores nos séc. XIV e XVI.
Características: organização social rígida com senhores e escravos. Às margens do Lago TEXCOCO fundaram a cidade de TENOCHTTLAN.
Na América do Sul as civilizações que apresentaram uma produção cultural mais organizada, localizaram-se ao norte do território atualmente Peruano. As mais conhecidas