A FANTASIA NA LITERATURA DE CORDEL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS FOLHETOS “VIAGEM A SÃO SARUÊ” E “MEU SONHO”
1549 palavras
7 páginas
A FANTASIA NA LITERATURA DE CORDEL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS FOLHETOS “VIAGEM A SÃO SARUÊ” E “MEU SONHO”Partindo do pressuposto de que a Literatura de Cordel em sua infinita heterogeneidade de temas, ora pode apresentar como principal característica a realidade, seja mostrando as belezas das paisagens naturais e as festividades de um povo, seja uma visão crítica de uma região hostil e sem perspectivas de uma qualidade de vida, como também pode apresentar verdadeiras utopias que emergem do imaginário do poeta, o qual vislumbra um mundo sem hostilidades e miséria, em que homem e natureza se encontram em perfeita harmonia, destacamos dois cordéis com formas diferentes que retratam essa ideia da fantasia através de uma viagem, retratando um mundo perfeito dentro do contexto do sertanejo nordestino. São eles: “Viagem a São Saruê” de Manuel Camilo dos Santos e “Meu sonho” de Antonio Francisco. A fim de estabelecer uma análise comparativa entre as obras, buscaremos nos deter neste primeiro momento com o enredo que envolve cada uma das histórias. Vejamos os seguintes trechos que introduzem o folheto “Viagem a São Saruê”:
"Doutor mestre pensamento" me disse um dia: - Você
Camilo, vá visitar o país "São Saruê" pois é o lugar melhor que neste mundo se vê. Eu que desde pequenino sempre ouvia falar neste tal "São Saruê" destinei-me a viajar, com ordem do pensamento fui conhecer o lugar.
[...]
Mais adiante uma cidade como nunca vi igual toda coberta de ouro e forrada de cristal ali não existe pobre é tudo rico em geral.
Uma barra de ouro puro servindo de placa, eu vi com as letras de brilhante chegando mais perto eu li dizia: ‘São Saruê’ é este lugar aqui.
Quando avistei o povo fiquei de tudo abismado era um povo alegre e forte sadio e civilizado bom tratável e benfazejo por todos fui abraçado.
O povo em ‘São Saruê’ tudo tem felicidade passa bem, anda decente não há contrariedade sem precisar trabalhar e tem dinheiro à