Especialista
Atividade: tarefa
Título: Gerenciamento de Projetos em organizações de pequeno e médio porte
Aluno: Fernanda Siqueira
Disciplina: Gestão de Projeto
Turma: GPTAD_T0028_0114
Introdução
As pequenas e médias empresas no Brasil formam hoje uma significativa parcela do mercado brasileiro de negócios. Segundo uma pesquisa do SEBRAE/SP, no ano de 2009 existia cerca de 5,1 milhões de empresas atuando no Brasil, sendo 98% deste total classificado como micro, pequena e média empresa, representando 67% das ocupações e 20% do PIB nacional. Ainda conforme dados do SEBRAE-SP, embora o cenário de crescimento seja favorável, o grande desafio ainda é manter essas empresas em funcionamento, visto que 27% das pequenas empresas fecham em seu primeiro ano de atividade.
Mais um fator importante é que as empresas que faliram entrando para a estatística, tiveram um tempo de planejamento médio de quatro meses, enquanto as que sobreviveram planejaram em 14.1 meses suas ações.
Tradicionalmente o conceito de gerenciamento de projetos é atribuído a grandes projetos. Mas é possível encontrar aplicações da metodologia para todos os tamanhos de projeto e adequação das técnicas do PMBOK.
Modos e meios de implantação
Adaptar as técnicas do PMI a realidade das pequenas e médias empresas é o mais adequado e necessário devido aos poucos recursos financeiros e de mão de obra. As responsabilidades dos projetos ficam, normalmente, ligadas ao proprietário ou a subordinados próximos. O gerenciamento de projetos é uma tarefa repleta de incertezas e altos riscos, devido as restrições de fluxos de caixa e conjunto limitado de competências e conhecimento.
Dessa forma é aconselhável uma simplificação do modelo das cinco fases: iniciação, planejamento, controle, execução e finalização.
O acompanhamento e aprimoramento deste modelo durante sua utilização acarretará em uma