ESPECIALISTA
A gerência do enfermeiro na estratégia saúde da família
2. Delimitação do Tema:
A gerência do enfermeiro na estratégia saúde da família: revisão de literatura
3. Formulação do problema:
De que forma os trabalhadores da equipe da enfermagem, enfermeiros e técnicos de enfermagem, assim como os agentes comunitários de saúde, que atuam na Estratégia Saúde da Família, visualizam qual tem sido o papel do enfermeiro enquanto gerente da equipe de enfermagem?
4. Justificativa:
Espera-se com a pesquisa a produção de novas pesquisas na área em questão, de modo a transformar as práticas gerenciais encontradas no cotidiano, em relações mais integralizadas, democráticas e construtivas. Pois a Prática Gerencial do Enfermeiro influi direta e indiretamente na forma como a população está sendo atendida e cuidada pelo pessoal de enfermagem. Desta feita, a mesma procura romper com práticas fragmentadas, biologicistas e reducionistas que valorizam apenas o modelo flexineriano e resultam em uma assistência mecanizada.
5. Objetivo Geral:
Conhecer como os trabalhadores de enfermagem na Estratégia Saúde da Família, visualizam o papel gerencial do enfermeiro enquanto gerente da equipe.
6. Metodologia:
1- DESCRIÇÃO DOS MÉTODOS DE PESQUISA:
Quanto aos procedimentos de coleta de dados: Bibliográfica
Quanto aos objetivos: Exploratória
Quanto à forma de abordagem: Qualitativa
2- LOCAL DA PESQUISA - Como a pesquisa será bibliográfica escolhemos como fontes as bases de dados SciELO, LILACS, livros.
3- CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DAS FONTES - Como a pesquisa será bibliográfica escolhemos como fontes as bases de dados SciELO, LILACS, livros.
Como descritores selecionados teremos: Enfermeiro; Supervisão de Enfermagem; Saúde da Família.
4- INSTRUMENTOS/TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS - A coleta de dados será feita através de dados secundários.
5- APRESENTAÇÃO DOS DADOS - A apresentação dos dados será feita através de quadros contendo periódicos com o número de