Especialista
Kellen Dionísio
Psicóloga e Consultora Organizacional
Artigo publicado no Jornal O Popular em 22 de Junho de 2008 - Caderno Especial de Empregos & Oportunidades Para transformar o ambiente de trabalho em um espaço de criação produtivo. Preste atenção nas seguintes dicas e procure praticar com a sua equipe:
1. Comunique: A comunicação da empresa com os colaboradores deve ser constante. Através de quadros de avisos, jornais, e-mails, vídeos, etc. Estando bem informados sobre os objetivos, sucessos e problemas da empresa o colaborador poderá utilizar sua criatividade com mais facilidade.
2. Desafie: Lançar desafios através de campanhas para conquistar objetivos. Seja de solucionar problemas como: eliminar o desperdício dentro das empresas; Aumentar a qualidade dos produtos; Ampliar as vendas. As pessoas adoram ser desafiadas!
3. Abomine a hierarquia rígida: Facilite o acesso das pessoas as lideranças. Quando as pessoas têm dificuldade de manter contato com seus líderes, automaticamente inibi-se a criatividade.
4. Exija: Exija de forma positiva (estimulando o desenvolvimento) que as pessoas de sua equipe tenham mais de uma idéia. A produção de múltiplas idéias aumenta as chances da prática da criatividade se tornar um hábito constante, além de aumentar as chances de se escolher sempre por aquela que parecer mais eficaz.
5. Desligue o piloto automático: Destrua a tendência de ficarmos na zona de conforto. Questione o motivo como as atividades são realizadas em sua empresa, o fato de sempre ter sido feito de uma maneira não significa que é a melhor maneira.
6. Acabe com o preconceito: Ao ouvir uma idéia não utilize expressões como: “Sua idéia já foi tentada no passado e não deu certo!”, “Isso não funciona!”, “Que outras empresas estão utilizando isso?” Para investigar se uma idéia é mesmo boa o melhor a dizer é: “Por quê?”.
7. Permita-se experimentar: Punir as pessoas por algum erro é um grande inibidor de