Especialista
Marcelo Peçanha Sanches
Gestão da Demanda: um desafio para Instituições Privadas de Ensino Superior
Estudo de Caso apresentado como trabalho de conclusão da disciplina Gestão de Operações e Supply Chain
Sumário
Introdução
Instituições de Ensino Superior Privadas (IESP), em especial aquelas que almejam o lucro, estão passando por um período de grande transformações nas últimas duas décadas, pois se encontram diante de uma grande oportunidade de crescimento.
O mercado de ensino superior privado cresce a ritmo acelerado nestas duas últimas décadas devido ao crescimento da demanda, demanda que esteve represada por muito tempo, pois para a imensa maioria da população, distribuídas nas classes C, D e E, o ensino superior privado era considerado um artigo de luxo e longe de suas possibilidades.
Após a implantação do plano Real o Brasil vive um momento de controle da inflação e estabilização econômica, o que permitiu ao país entrar num ritmo de crescimento viabilizando a ascensão social de um grande contingente de pessoas, principalmente das classes D e E para a classe C.
Além do fator econômico o Brasil vive uma melhora significativa do número de alunos formados no ensino médio, estes dois fatores somados resultaram na formação de um enorme contingente de jovens, filhos de famílias da classe C, que passaram a ter condições de acesso ao ensino superior privado.
Nesta última década, além da ascensão social, o crescimento de recursos públicos destinados a financiamentos estudantis patrocinados pelo governo federal, também contribuiu para o aumento desta demanda.
Aproveitar este momento se tornou um grande desafio para as IESP.
Objetivo
O objetivo deste estudo de caso é apresentar os desafios e as principais estratégias adotadas por uma IESP, aqui denominada UPS - Universidade Pedro Segundo, para alcanças suas desafiadoras metas de crescimento.
Ao final deste estudo de caso