Especialista
Resumo:
Realizou-se o experimento com o objetivo de se observar à transferência de elétrons, os reagentes para que isso fosse possível foi o sulfato de cobre diluído e um prego de ferro.
Introdução:
As reações envolvendo transferência de elétrons são chamadas de reação oxidação-redução. O termo oxidação foi aplicado à perda de elétrons pelo reagente enquanto redução ao ganho de elétrons. Nenhuma substancia pode ser oxidada se a outra não for reduzida, então durante uma reação redox, alguma substancia deve ganhar e outra perder elétrons. (Russel. J.W. et al 2002).
Hidrólise é uma reação química de quebra de uma molécula por água. A água é usado como nucleófilo,um dos pares de elétrons isolados do oxigênio é atraído para regiões de carga parcial positiva . A água age como nucleofilo nas reações de hidrolise ,isto é ,nas reações de carbono-elemento para cabono-oxigênio. (Atikins P. 2006)
Reação de Benedict- Reação para identificar carboidratos redutores Os carboidratos redutores possuem grupos aldeídos ou cetonas livres ou potencialmente livres , sofrendo oxidação em solução alcalina de íons metálicos como o cobre. Os íons cúpricos (Cu++) são reduzidos pela carbonila dos carboidratos a íons cuprosos(Cu+) formando o óxido cuproso, que tem cor vermelho tijolo. A glicose é oxidada a ácido glicurônico, reduzindo íons cúpricos a íons cuprosos. A sacarose não sofre oxidação porque possui dois carbonos anoméricos envolvidos na ligação glicosídica.
Parte Experimental:
Os materiais utilizados foram: Seis tubos de ensaio,becker de 500 mL,tripé ,tela de amianto , bico de bussem. Os reagentes foram: Amido 1g% ,H2SO4 , água , NaOH. Os tubos foram divididos em tubos : A,B,C,A1, B1, C1 . No tubo A colocou-se 5