Filosofia enquanto autorreflexão da razão
Filosofia e Ética A Filosofia enquanto autorreflexão da razão
Fortaleza – CEARA
2013.2
A FILOSOFIA CENQUANTO AUTO-REFLEXÃO DA RAZÃO
A filosofia vem desde os primórdios das civilizações, e hoje o notável dessa ciência é mostrar a realidade com o olhar mais profundo, mas com isso se deu também a negação da mesma, por causa do homem capitalista, industrial buscar excessivamente a racionalização das coisas para impedir que a filosofia entre como uma libertação para os que são explorados , para que os deixem alienados.
“A negação da filosofia, pelo menos no sentido que a tradição do pensamento ocidental deu a esta palavra , é a forma de consciência comum hoje, como também de muitas correntes de pensamento , que procuram elaborar racionalmente esta negação, de tal modo que podemos dizer ser a filosofia a realidade que é contestada fundamentalmente pela forma que a cultura humana atingiu”.(OLIVEIRA M. A. ,1973, p.131)
Ela leva a verdade no sentido de reflexão, em que no momento em que se refleti sobre algo se encontra o real valor daquilo. Já que ela deixa o homem mais crítico, vendo além do que está sendo exposto, e assim o homem torna-se um ser racional, o humaniza, pois traz o sentido da vida.
Toda realidade se mostra inteligível, essencial. A exteriorização é essencial pois se sobressai da razão de toda uma sociedade para algo real, a praxis tem como princípio separar o lado subjetivo do objetivo, mas não são dois mundos opostos, pois quando o homem toma uma decisão no seu interior, essa decisão se exterioriza no lado objetivo, pois o homem é um ente autônomo em sua realização , compreensão e decisão.
A teoria e a realidade são uma só coisa, como o homem quando pensa é