Especialista
ANDRÉA ANDRADE DOS SANTOS PIZZINO
CORREGEDORIA E SEU POTENCIAL EDUCATIVO: ORIENTAR ANTES DE PUNIR
Rio de Janeiro Julho 2009
ANDRÉA ANDRADE DOS SANTOS PIZZINO
CORREGEDORIA E SEU POTENCIAL EDUCATIVO: ORIENTAR ANTES DE PUNIR
Monografia apresentada à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Políticas e Gestão de Segurança Pública.
Orientadora: Professora Verônica dos Anjos
Rio de Janeiro 2009
Dedico
Ao
meu
amado
marido
Marcello,
companheiro devotado, cuja compreensão e apoio permitiram o bom aproveitamento e desempenho no curso de pós-graduação e aos nossos filhos Giovanni e Maria Clara, pois por eles existimos e vivemos para a construção de um futuro melhor.
AGRADECIMENTOS
À SENASP/MJ.
À Universidade Estácio de Sá.
À Professora Verônica dos Anjos, professora dedicada, com verdadeira vocação para o magistério, por aceitar orientar-me na execução do presente trabalho e pelos conselhos úteis e oportunos.
À Coordenadora Kátia Mello, que foi incansável em sua tarefa de nos proporcionar o melhor que estava ao seu alcance e em atender as demandas incessantes dos alunos.
Aos meus colegas de curso, que foram fundamentais para me fazer compreender o verdadeiro sentido e necessidade da integração das forças de segurança pública e do respeito aos direitos humanos.
A todos os professores que cumpriram seus papéis de incentivadores, facilitadores do aprendizado, que acima de tudo cumprem com amor a tarefa de despertar o interesse no na busca pelo conhecimento.
Ao Delegado de Polícia Civil, Dr. Evandro dos Reis José, com o qual tive a honra de trabalhar e aprender a reconhecer a verdadeira missão da Corregedoria, de orientar antes de punir.
Ao Corregedor Interno da Polícia Civil, Dr. José Augusto Pereira de Souza, por autorizar a consecução do projeto que resultou no presente trabalho