Especialista em docência do ensino superior
SILVANA DE SOUSA SANTOS
RESUMO:
Este artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa sobre a importância da Arte/Educação para o desenvolvimento da criança que está sendo realizada com professores que trabalham com Arte/Educação e atuam no ensino fundamental em escolas públicas e privadas no município de Teresina. Conhecer até que ponto a escola utiliza a Arte/Educação em suas práticas pedagógicas com o intuito de contribuir no desenvolvimento integral da criança foi o objetivo proposto por esta pesquisa. Através da entrevista semi estruturada levantamos os dados sobre as concepções dos professores sobre a Arte/Educação e qual a sua importância para o desenvolvimento da criança. Evidenciamos a falta de qualificação dos professores, as dificuldades enfrentadas bem como o descaso do governo em contratar profissionais específicos para a área. Mas verificamos algo interessante; mesmo alguns professores não sendo da área, percebem a importância do ensino de Arte para o desenvolvimento da criança.
Palavras chaves: Arte/Educação, práticas pedagógica, formação de professores.
1 INTRODUÇÃO
A Arte vem sendo utilizada, ao longo do tempo, como instrumento de transmissão da cultura, possibilitando a reprodução de crenças, costumes, rituais, valores, dentre outros saberes produzidos pela humanidade. Atualmente, ela além de transmitir cultura, valores e saberes, contribui significativamente para o desenvolvimento do ser humano. As crianças quando crescem envolvidas com as diversas linguagens artísticas têm maior oportunidade de sonhar, devido o contato com os sons, as poesias, as cores, as formas, os gestos e as luzes.
Desse modo, avaliamos que é importante que haja uma valorização da Arte na escola, porque possibilita a criança desenvolver, com maior facilidade, a percepção, a imaginação, a observação e o raciocínio, contribuindo, portanto, na ampliação de sua aprendizagem escolar e,