Especialista em Controle de Qualidade de Medicamentos
André Victorio da Silva1; Sérgio Fernando de Oliveira Gomes2
___________________________________________________________________
RESUMO
O objetivo deste trabalho foi desenvolver e validar uma metodologia para a análise de uniformidade de conteúdo do valerato de estradiol diluído 1:10 preparado na farmácia de manipulação, utilizando metodologia por espectrofotometria de absorção no ultravioleta validada na própria farmácia, seguindo os parâmetros estabelecidos na legislação. A metodologia atendeu os parâmetros, apresentando especificidade, linearidade, intervalo, precisão, exatidão e robustez. A diluição preparada foi aprovada na análise de uniformidade de conteúdo. Este trabalho provou que é possível de ser realizado na farmácia de manipulação, uma análise de uniformidade de conteúdo, melhorando o monitoramento dos produtos manipulados na farmácia, garantindo produtos de melhor qualidade para os consumidores.
PALAVRAS-CHAVE: Qualidade. Validação. Manipulação. Espectrofotometria de Absorção no Ultravioleta. Uniformidade de Conteúdo.
____________________________________________________________________
INTRODUÇÃO
Todo o setor magistral é alvo dá mídia quando ocorre um erro isolado de uma farmácia. Como é de praxe, as notícias ruins são tratadas com mais ênfase. Erros cometidos por indústrias farmacêuticas são tratados individualmente, somente a empresa que errou é o foco das notícias, o que não acontece com as farmácias de manipulação.
Por que não procuram saber o número de medicamentos manipulados no País e fazer uma relação com os erros farmacêuticos? Se assim o fizessem, perceberiam que o percentual de erros farmacêuticos na manipulação é, estatisticamente, menor do que o ocorrente na indústria. Que tal lembrar anticoncepcionais inativos, com mais de 800 mulheres grávidas contra a vontade? O contraste com cloreto de bário no