Natação
ANAXIMANDRO (610-547 a.C.)
Introdução
A Filosofia Grega
Uma das principais ideias que circundava o pensamento grego era o Cosmos. Para os gregos, o Cosmos era todo organizado pela razão, o próprio mundo, a realidade e o Universo. Foi por intermédio da razão que os gregos conseguiram enxergar a ordem e a harmonia que havia no Universo e nos fenômenos da natureza.
Escola Jônica
O principal objetivo da filosofia praticada pela Escola Jônica era definir um princípio, em grego arque , que explicasse a origem do Universo, os fenômenos da natureza e respondesse às perguntas para as quais aparentemente não se tinha resposta: O que faz com que tudo mude e a natureza continue a mesma? Como a matéria se transforma em pó, dando origem às plantas que alimentam outros seres? Diante de tal situação-problema, cada filósofo formulou sua tese. Os mais céleres foram: Tales de Mileto, Anaxímenes, Anaximandro e Heráclito. Nosso estudo é falar sobre Anaximandro.
Na explicação de Anaximandro, o princípio fundamental de todas as coisas não poderia ser material; os elementos já conhecidos como a água, o ar e o fogo eram opostos entre si, suas características configuravam um eterno combate entre eles: a água é úmida, o fogo é quente e o ar é frio. Tal princípio deveria ser um elemento neutro, que ele denominou ápeiron, infinito em grego.
Anaximandro
Um dos mais céleres filósofos grego da Antiguidade que viveu aproximadamente entre 610 a.C. a 547 a.C. e também era um geógrafo, matemático, astrônomo, político. Anaximandro é considerado o fundador da astronomia na Grécia. Atribui-se a ele a confecção de um mapa do mundo conhecido da época, a introdução na Grécia do uso do Gnômon ( relógio solar), a medição das distâncias entre as estrelas e tamanho das mesmas , a medição dos solstícios e dos equinócios - e a afirmação de que a Terra é cilíndrica e ocupa o centro do Universo.
Pertencente ao período pré-socrático ou