Espaço urbano de lyon - frança
França
Lião, ou a forma em desuso Lion - Lyon em francês - é uma das maiores cidades francesas (segunda maior área urbana, terceiro maior município), capital da região Ródano-Alpes e do departamento de Ródano, na junção do Ródano (Rhône) e do Saône. Tem cerca de 479 803 habitantes, cerca de 2 142 732 habitantes em sua região metropolitana. Seus habitantes são chamados de "Lionês" e "Lionesa". Foi fundada em 43 a.C. pelos romanos, com a designação de Lugduno, era a capital da província da Gália.
A cidade tem grande importância pela forte presença de indústrias e universidades.
HISTÓRIA:
Lyon foi fundada sobre a colina Fourvière como uma colônia romana em 43 a.C. por Munatius Plancus, um tenente de Júlio César, num assentamento de uma colina gaulesa chamada Lug [o] dunon, do deus celta Lugus ("Luz", do velho irlandês Lugh, irlandês moderno Lú) e dúnon ("colina" ou "forte"). Lyon foi primeiramente denominada Lugduno significado de "monte de luzes" ou "o monte de corvos". Lug foi igualado pelos romanos a Mercúrio.
Agripa reconheceu que a posição de Lyon na rota natural do norte para o sudeste da França tornou uma natural via a esta cidade e a fez o ponto de encontro das principais estradas de toda Gália romana. Ela então se tornou a capital da Gália, em parte graças à sua localização conveniente na convergência dos dois rios navegáveis, e rapidamente se tornou a principal cidade de Gália. Dois imperadores nasceram nesta cidade: Cláudio e Caracalla. Hoje, o arcebispo de Lyon ainda é referido como "le Primat des Gaules" a cidade e muitas vezes referida como a "capital des Gaules".
Os cristãos em Lyon foram perseguidos por causa da sua religião sob os reinados dos vários imperadores romanos, mais notadamente Marco Aurélio e Septímio Severo. Santos locais a partir deste período incluem Blandina, Pothinus e Epipodius, entre outros. O grande bispo cristão de Lyon, no século II foi Ireneu de Lyon.
Borgonheses refugiados da destruição de Worms pelos