Depressão pós parto
O pós-parto é um período de risco psiquiátrico aumentado no ciclo de vida da mulher. A depressão pós-parto, também conhecida como postpartum blues, pode se manifestar com intensidade variável, tornando-se um fator que dificulta o estabelecimento de um vínculo afetivo seguro entre mãe e filho, podendo interferir nas futuras relações interpessoais estabelecidas pela criança.
Apesar das controvérsias, vários fatores podem ser mencionados como possível causa da depressão pós-parto, entre eles:
Causas:
Não existe uma única causa para a depressão. Ela resulta da combinação de diversos fatores e é uma doença que tende a expandir-se nas famílias. Mulheres, com historia familiar de depressão, tendem a ter depressões.
As mudanças na estrutura ou na química do cérebro podem ter um papel fundamental nas depressões. Acontecimentos como a morte de um ente querido, cuidar de familiares idosos, abusos, e pobreza, podem provocar depressões.
Os fatores hormonais únicos das mulheres contribuem, em alguns casos, para a doença. É um fato que os hormônios afetam diretamente a química do cérebro que controla as emoções e o humor.
Também se sabe que as mulheres correm maior risco de depressão em certas alturas da sua vida, como na puberdade, durante e a pós uma gravidez, e durante o período pré menopausa. Algumas mulheres chegam a ter sintomas antes da altura da menstruação. A depressão após o nascimento de um filho é chamada depressão pós-parto.
+Mudanças hormonais:
Na gravidez, os níveis de estrogênio e progesterona aumentam consideravelmente. Nas primeiras 24 horas após o parto, os níveis hormonais voltam ao normal. Investigadores crêem que a mudança abrupta de níveis de hormônio pode originar a doença. Isto assemelha-se um pouco às pequenas mudanças hormonais que precedem o período menstrual e que afetam o humor das mulheres.
Os níveis de hormônio da tiróide também descem depois do parto. A tiróide é uma pequena glândula no pescoço, que ajuda a regular a