Espaço confinado
Autor do Doc.:
Marco Antonio Codo / Wanderley Casarim
Editores:
Marco Antonio Codo / Wanderley Casarim
Título:
Trabalho em espaços confinados
Tipo do Documento:
ORDEM DE SERVIÇO DE HIGIENE SEGURANÇA E MEDICINA DO
TRABALHO
SubTipo:
Instrução
Nº:
OSHSMT- 200703
Áreas/Setores de Aplicação
:
Status:
Obras do Projeto Três Lagoas Paper Mill
Aprovado
Data do Status:
18/05/2007
Comentários sobre a revisão :
Revisão Anterior:
Nova
TRABALHO EM ESPAÇOS CONFINADOS
1. Objetivo
2. Definições
3. Instruções
4. Responsabilidades
1. OBJETIVO
Estabelecer os requisitos mínimos para proteção dos trabalhadores e do local de trabalho contra riscos de entrada em espaços confinados.
2. DEFINIÇÕES
2.1. Espaço confinado
Refere-se a um espaço com dimensões e aberturas limitadas para entrada e saída, ventilação natural desfavorável que pode conter ou produzir contaminantes de ar, pode conter produto que possa envolver ou sufocar quem nele se introduzir, e que não é recomendado para ocupação contínua de pessoas. Espaços confinados incluem, mas não estão limitados a, tanques de armazenamento, tanques de processo, cilindros, covas, tinas, tanques de reação, dutos de ventilação, esgotos, túneis, poços de bombas, poços de balanças, etc.
2.2. Atmosfera de risco
Condição em que a atmosfera, em um espaço confinado, possa oferecer riscos ao local e expor os trabalhadores ao perigo de morte, incapacitação, restrição da habilidade para auto-resgate, lesão ou doença aguda causadas por gases, vapores, gases tóxicos ou névoas inflamáveis, poeiras combustíveis, concentração de oxigênio atmosférico abaixo de 19,5% ou acima de 23% em volume.
2.3. Pó combustível
Matéria orgânica particulada capaz de sofrer combustão ou de queimar quando sujeito a uma fonte de ignição, em presença de atmosfera oxidante.
2.4. Trabalho a quente
É todo trabalho envolvendo aquecimento, queima, solda, corte,