Industria cultural
Pamela Assumpção dos Santos
PARANAGUÁ
2012
A INDÚSTRIA CULTURAL: O ESCLARECIMENTO COMO MISTIFICAÇÃO DAS MASSAS
A indústria cultural na concepção de Adorno vem como uma ideologia imposta pelos meios de comunicação existentes, algo que é imposto e aceitado por todos, isso pelo fato de que as pessoas estão alienadas as questões culturais que se apresentam, o desenvolvimento desse processo vão acorrendo pelos vários meios de comunicação que temos, isso tudo influencia de tal maneira uma sociedade, que de certo modo não se percebe que isso é um circulo vicioso, que o cinema o radio as revistas fazem parte de um sistema como o próprio autor cita “O cinema e o rádio não precisam mais se apresentar como arte. A verdade é que eles não passam de um negocio, eles a utilizam como uma ideologia destinada a legitimar o lixo que produzem”.
Vamos por como exemplo as novelas de hoje em dia, elas querendo ou não seguem um mesmo padrão, são produzidas direcionadas a classe trabalhadora brasileira, isso por questões de ibope, as relações que os personagens vivem nas tramas estão aproximadas a realidade dos seus telespectadores. Isso tudo é parte de um sistema, é o modo de manter de certo modo quem esta assistindo preso a algo que eles impõem. Todos acabam por assistir novelas pelo fato do entretenimento, mais não é isso o real, há mensagens por trás disso, e essa questão em um todo faz com que se alienem pessoas, faz com elas sigam uma mesma linha de consumo.
E esse é o papel da indústria cultural, fazer com que cada vez mais seus meios sejam aceitos por todos, e isso sem que ninguém se de conta que esta preso em um ideal imposto.
Isso mostra bem claro a padronização que é falada no texto, essas escalas de produções em serie que o autor comenta mostra que o sistema é forte o suficiente pra que todos aceitem sua ideologia, nesse meio existe grande força do poder absoluto capitalista.
Esse circulo que estamos inseridos, é puramente dominador,