Bombril
Mas foi em 2002 que a marca Assolan ficou conhecida, quando a Agência África, do publicitário Nizan Guanaes, lançou uma grande campanha com o slogan “Assolan – O fenômeno” estrelado pelo personagem animado Assolan, representado por um saquinho de lã de aço que pulava e brincava, usando o humor como fonte de divulgação da marca que, por sua vez, cresceu muito neste período.
Em 2003 a mascote atingiu grandes índices de popularidade, principalmente depois do comercial em que dançava ao ritmo da música Regatanga, Banda Calipso. Posteriormente, devido ao enorme crescimento de popularidade, foi introduzido o slogan complementar “O fenômeno que não para de crescer”. Sendo o resultado surpreendente, passando a marca de 9,5% de market share para quase 28% em menos de 2 anos.
O ano de 2003, para a Assolan, foi um marco na publicidade, visto que, aproveitando a crise da sua maior rival BomBril, que passava por problemas financeiros, investiu R$ 4,2 milhões para patrocinar a 3°edição do Big Brother Brasil, substituindo assim a BomBril que já havia patrocinado a 1° e 2° edição. Esta parceria entre o programa e a marca Assolan perduraram até 2008, propiciando uma grande visibilidade à marca, considerando que o Big Brother obteve altos índices de audiência.
2) Poder de barganha dos fornecedores
3) Ameaça de novos entrantes
4) Ameaça de produtos substitutos
Nesse tópico, acreditamos que a Bombril não sofra ameaça de produtos substitutos, visto que a lã de aço é um produto largamente utilizado e utilizado a muito tempo, sem nunca ter sido ameaçado por qualquer tipo de produto substituto.