Atps econômia
HÉRICA DE FATIMA DIAS, RA: 356554
MARLON ALBERTO DE ALMEIDA, RA: 392946
TIAGO DE FRANÇA, RA: 397444 RAUL CESAR MALINOWSKI - RA 364268
Analise Econômica, Serviço Construção Civil
TELEMACO BORBA
2012
UNIVERSIDADE UNIDERP- ANHANGUERA
HERICA DE FATIMA DIAS, RA: 356554
MARLON ALBERTO DE ALMEIDA, RA: 392946
TIAGO DE FRANÇA, RA: 397444 RAUL CESAR MALINOWSKI - RA 364268
Analise Econômica, Serviço Construção Civil
Trabalho de conclusão de curso apresentado à banca examinadora da Faculdade de Ciências Contábeis da Anhanguera educacional, como requisito parcial à obtenção do grau de bacharel em economia sob orientação do professor Interativo.
Profa. Ma. Renata M. G. Dalpiaz
APROVADO EM 14 DE SETEMBRO DE 2012
TELÊMACO BORBA
2012
A CONSTRUÇÃO CIVIL
É o ramo de serviço que engloba a confecção de obras em geral. Os termos construção civil e engenharia civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a engenharia, a civil e militar. Cujo conhecimento de engenharia militar, era destinada apenas aos militares e a engenharia civil aos demais cidadãos. No Brasil quem regulamentas as normas é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e fica a cargo do CREA (Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia) fiscalizar o exercício da profissão e responsabilidade civil.
HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO
A construção civil, no Brasil, deu seus primeiros passos, ainda no período colonial (século XIX para XX), com a construção de fortificações e igrejas.
Na década de 40 o Brasil era detentor importante da tecnologia do concreto armado.
Durante a década de 70, o regime militar determinou grande financiamento no setor, visando diminuir o déficit de moradias.
Nos anos 90, as construtoras começam a dar mais importância na qualificação profissional, pois há uma exigência de produtos finais com mais qualidade.
Em 2000 aumenta a preocupação em preservar o meio ambiente, pois